20.4.17

DIY - Albúm


 Andava há já algum tempo para publicar este tutorial a explicar com podem criar um albúm de raíz, com muito pouco material, mas ainda não tinha tido oportunidade de fotografar todo o processo de "construção" do mesmo. Comecei a fazer estes albúns para as sessões de despedidas de solteira que costumamos fazer na Idioteca - Oficina de Ideias e a aceitação foi muito boa! Depois da sessão escolhemos as melhores fotos, faço o albúm, colocamos nele as melhores fotos para depois ser oferecido pelas amigas à noiva (normalmente no dia do casamento). Este foi um pedido especial de uma cliente para as fotos de uma princesa pequenina. Mas este albúm pode ser aproveitado para outras coisas; podem construir um caderno de notas, um diário, uma agenda ou o tal albúm para guardar fotografias. A vossa imaginação é o limite!
Para este trabalho precisamos apenas de:
  • cartão (usei um com cerca de 3mm)
  • papel cavalinho tamanho A3 (ou A4 se quiserem fazer um albúm tamanho A5)
  • papel ou tecido para forrar 
  • cola branca
  • fita ou cordão 
  • pincel e x-ato
  • MÚSICA!!! (a mim ajuda-me a concentrar e a deixar a imaginação fluir)
Começamos por cortar o cartão do tamanho desejado. São necessárias duas partes rectangulares iguais para a capa e contra-capa e uma parte mais estreita para a lombada. Não vos vou dar medidas porque podem querer maior ou mais pequeno... Pensem primeiro no tamanho que pretendem e depois meçam e cortem!



Depois começamos a colocar a cola no cartão e espalhamos bem. Este passo tem de ser mais ou menos rápido senão a cola começa a secar e torna-se dificil conseguir colar todo o papel por igual. Logo logo de seguida pegamos no papel para forrar (ou tecido) e com cuidado vamos pressioná-lo para ficar bem colado.


Repetimos com as outras duas partes do cartão.


Seguidamente, dobramos o papel para dentro (a toda a volta do cartão) e vincamos bem. Cortamos os cantos e colamos.


Podemos deixar secar um pouco (ou até mesmo deixar para mais tarde ou quem sabe outro dia, se não tiverem tempo) para depois colarmos o papel na parte de dentro. Cortem o papel à medida deixando apenas uns milimetros como podem ver na foto acima. Deixem secar bem.
A parte de fora do albúm já está pronta! Até aqui foi muito fácil, não foi? E daqui para a frente também vai ser.


Agora vamos cortar o papel cavalinho para fazer o miolo do albúm. Se escolheram fazer um albúm tamanho A5, basta pegarem nas folhas de papel cavalinho tamanho A4 e dobrá-las ao meio. No meu caso foi necessário cortar folhas A3 para ficarem com o tamanho pretendido. 


Depois foi só dobrar as folhas ao meio e colocá-las em cima da capa, tudo devidamente alinhado com a capa do albúm.



Abrimos na página do meio e passamos o cordão ou a fita escolhido. Apertamos bem e damos um nó já na parte exterior do albúm. Eu optei por dar duas voltas com o cordão e só depois atei bem.


E pronto, está feito! Facílimo, não é?




Não se esqueçam; a vossa imaginação é o limite! Podem usar carimbos, cortadores, furadores, fitas e fitinhas. Sejam criativos e deixem a imaginação fluir ao som da boa música que escolheram. :)